A pousada Fazenda Betânia fica no município de São Benedito do Sul, interior de Pernambuco.
Pense num lugar arretado..bom demais.
Bom para descansar, bom para curtir, bom para comer e melhor ainda para quem tem filhos pequenos....eles adoram....os meus, pelo menos, amam.
Quando tem feriado, Vinícius (o mais velho) pede logo - "Mãe, a gente pode ir para a Fazenda Betânia? Vamos, por favor". E nós vamos.......muito legal.
A fazenda é uma propriedade do casal Fábio e Roberta que moram lá com os 4 filhos. A propriedade está na família de Fábio há muitos anos e era um engenho de cana de açúcar. Com o tempo, o casal resolveu explorar turisticamente a propriedade, aproveitando a beleza rural do local e da região, que é conhecida como "cidade das águas" pelas várias bicas e cachoeiras. Eles ainda mantém a cana-de-açúcar, plantações de frutas, eucaliptos, além da criação de gado.
A pousada começou com 6 apartamentos, há alguns anos, hoje são 18, e está programando contruir mais 5. Sempre que fui estava cheio e algumas vezes não consegui vaga, pois já estava lotada. Os quartos são de tamanhos diversos, com nomes de frutas e tão dispostos ao redor da casa principal, onde a família reside, e onde estão o restaurante e algumas áreas de lazer.
Já fiquei no quarto goiaba, laranja, banana e manga. O legal é que o chaveiro é em formato da fruta que dá nome ao quarto e faz o maior sucesso com os crianças. Cada uma que queira "tomar conta da chave" e mostrar aos outros seu chaveiro.
Os quartos são simples, porém espaçosos, com colchões e travesseiros confortáveis. Se precisar de berço é só avisar, no momento da reserva, que eles providenciam. Já solicitei um berço, quando Henrique era pequenininho, e quando cheguei o berço já estava no quarto.
A comida merece um comentário especial....boa demais. Qualidade e quantidade excelentes. Dá para engordar uns quilinhos durante um final de semana. Neste último que fui, na Páscoa, aumentei 1,5 kg, porém sem culpa e feliz.
As três refeições estão inclusas na diária e são super fartas e saborosas. A papinha de maizena e a panqueca de queijo, no café da manhã, são de comer rezando. E a tapioca feita na hora....hum, delícia.
No almoço, várias opções de pratos regionais,como bode, pirão, farofa de cuscuz, uma mesa farta de saladas, sucos de frutas e sobremesas bem caseiras. O pernil de porco e o peixe de forno são famosos e dissolvem na boca.
Olha a animação do maridão......pense num homem feliz.....
O jantar conta com sopas, saladas, vários tipos de pães (deliciosos e que podem ser encomendados para levar quando for embora), cuscuz, macaxeira, inhame, etc....difícil escolher o que comer...termino comendo um pouquinho de tudo.
O caldo de cana é servido em todas as refeições, de cana-de-açúcar da própria fazenda, uma delícia.....mel puro. Tomo vários copos......adoro....
As atividades são várias e para todos os gostos:
- ordenha na vacaria: para começar o dia com disposição, nada como, você mesmo tirar o leite direto da fábrica, e tomar na horinha. Quem não quiser arriscar, os rapazes que cuidam dos animais tiram o leite para a gente. Vinícius bota a mão na massa, eu prefiro a mordomia (para ser sincera, como ainda estou acordando, fico só olhando, não tomo o leite).
- caminhadas pela fazenda, admirando a paisagem e comendo frutas (são vários pés de azeitona roxa, umbú-cajá, seriguela, jaca, gioaba, araçá, etc)
- pescaria
- ou simplesmente ficar deitado na rede, esperando o tempo passar.
Esta última opção, ainda não consegui experimentar.....kkk, também com filhos pequenos não dá, né?
Henrique (meu caçula) adora melancia...basta dizer que, logo após esta foto, ele caiu sentado numa poça de água, ficou tudo sujo, mas não deixou a melancia cair...comeu todinha. Foi a sensação do passeio...ficou famoso...todo mundo falava com ele e perguntava pela melancia...kkk.
O hotel conta com uma pista calçada ao redor do açude para aqueles que não perdem a oportunidade de fazer uma caminhadinha e gastar calorias....muito útil após as refeições.
Tem também a bica que é a área das piscinas, um açude para passeio de caiaque, barquinho e um toboágua delicioso (faz o maior sucesso com as crianças...os adultos ficam na cervejinha mesmo - nunca vi um adulto escorregando no toboágua). O bom mesmo é o banho de bica (forte e gelada) de água mineral.
Esta foto foi tirada quando estava grávida de Henrique....deu para perceber que somos frequentadores assíduos, né?
Esta área conta com estrutura de bar que serve petiscos (merece destaque o espetinho de carne de sol com queijo) e bebidas.
Tem salão de jogos com sinuca e ping pong, sala de televisão com sky e dvd, além de um campo de futebol, com iluminação e gramado de primeira, para a turma arriscar uma partidinha a noite....a filha dos proprietários bate o maior bolão e anima a criançada e até adultos.
Nos sábabos a noite tem forró, na área do restaurante, para animar os hóspedes...e se for um feriado prolongada, eles organizam atividades extras, como bingo, contador de "causos", voz e violão, etc..
Vinícius já ganhou uma cesta orgânica num bingo, durante o Carnaval de 2012....não era exatamente o prêmio que ele queria, ele preferia um passeio de quadriciclo, mas eu adorei trazar para casa verduras fresquinhas e gostosas (economizei na feira sa semana..kkkk).
Quem quiser encomendar pão, verduras ou frutas, a dica é avisar com antecedência, pois eles já deixam tudo separadinho e prontinhos para a hora do check out. Se deixar para última hora (como o meu caso), corre o risco de não levar nada, pois eles fazem poucos pães e as verduras/frutas são colhidas na hora.
Cabe registrar o atendimento dos funcionários da fazenda, com destaque para Bruno - da charrete e Alex - dos cavalos, são super simpáticos e atenciosos. Os donos, Fábio e Roberta, seus filhos, Filipe, Mariana, Eduardo e Vítor, sua nora Andreza (casada com Filipe) são maravilhos e super hospitaleiros, sentimos como se estivêssemos em nossa casa.
Espero que conheçam a Fazenda Betânia e gostem.
Maiores informações no site www.fazendabetania.com.br
Agora as fotos falam por si.....
Bjs.