quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Hoteis na Italia

As opções de hoteis na Itália é coisa de louco.....escolher um deles então......pense numa tarefa difícil...kkkk. Para me ajudar nesta escolha, recorri a amigos que tinham viajado recentemente para a Itália e pedi indicações. Terminei não ficando em nenhum dos hotéis indicados por eles, mas me ajudaram bastante na escolha da localização e estilo de hotel.

Nossas bases de hospedagem foram Veneza, Florença e Roma, então vou falar um pouquinho do local onde ficamos, os pontos positivos e negativos (já peço desculpas pois não tirei fotos dos hoteis de Veneza e Florença, apenas de Roma.....sorry....).

Todas as reservas foram feitas pelo Booking e não tivemos o menor problema: quando chegamos nossas reservas estavam em ordem e os valores pagos foram os valores acertados no site. Na Itália tem taxa de turismo e é obrigatória, então tem que pagar um valor por pessoa, por dia de hospedagem (que varia de cidade para cidade e do padrão de hospedagem). Essa informação não consta no site do Booking...então separe uma graninha para esta finalidade (por exemplo, pagamos 3,50 euros por dia por pessoa em Veneza, 3,00 euros por dia por pessoa em Florença e 3,50 euros por dia por pessoa em Roma).

Em Veneza ficamos no Hotel Guerrini, bem pertinho da estação de trem Veneza Santa Lucia, na Calle de la Procuratie, 265. O hotel é bem simples, de administração familiar, com café da manhã incluso e wifi gratuito. As instalações, apesar de simples e antigas, eram limpas e confortáveis. O quarto não era muito grande, e o recepcionista até ofereceu outro quarto no prédio da frente, mas não quisemos, pois era em outro prédio e teríamos que pedir para abrir quando chegássemos da rua e também entrar e sair para o café da manhã. Isso é bem comum em Veneza: a recepção ser num local e os quartos em outro (em prédios diferentes).

Perto do hotel tinha várias opções de restaurantes, mini supermercado, lojas de souvenirs, e o mais importante: um ponto do vaporetti (Ferrovia).

Os pontos negativos: não tem elevador, então tem que subir as escadas carregando as malas; café da manhã com poucas opções (apenas o basicão)...se bem que é uma regra geral na Itália, né?; o box do banheiro que é minúsculo...mal cabe uma pessoa dentro...se for grande e acima do peso....fica metade de fora; e o sinal da internet que era muito fraco no quarto, funcionava bem apenas na recepção.

A grande vantagem realmente é a localização.....1 km da Piazzale Roma e 500 metros da estação de trem. Super fácil de chegar, sem precisar andar muito com as malas, nem atravessar pontes/escadas. Fica num beco à esquerda na Lista di Spagna (rua que passa na frente da estação de trem). Demos uma olhadinha do Street View do Google Maps e não tivemos a menor dificuldade em achar.
Entrada do beco onde fica o hotel
Só tinha essa foto...sorry...kkk
Os preços....aí é outro departamento....kkkk....Veneza é muito cara...tudo é caro: comida, água, ir ao banheiro, ingressos, souvenirs, hospedagem.....então vale pesquisar bastante e quanto antes fizer a reserva, melhor é o preço.

Ficaria novamente neste hotel, pelo custo/benefício. Só iria procurar outra opção se a grana estiver sobrando....kkkk.

Em Florença ficamos no Hotel Benvenuti, relativamente perto da estação de trem Santa Maria Novella (2 km) e das principais atrações turísticas. O hotel funciona no segundo andar de um edifício comercial, na Via Camillo Cavour, 112, porém tem elevador (desses antigos e bem apertadinho). As instalações são simples, porém limpas, espaçosas e confortáveis. A decoração é meio brega e escura, mas nada que atrapalhe...kkkkk. O café da manhã está incluso e o wifi gratuito.

Perto do hotel tinha algumas opções de restaurantes, não muitas, e de estilo tradicional (sem muitos turistas). A rua a noite ficava esquisita, por ser pouco movimentada, mas andamos bastante a noite e não vimos nem tivemos nenhum problema. A internet funcionou bem no quarto e o café da manhã apesar de simples, teve o melhor cappuccino da viagem.

Também demos uma olhadinha do Street View do Google Maps e não tivemos a menor dificuldade em achar o hotel a partir da estação de trem.

Apesar de não ser muito perto da estação de trem – 2 km de caminhada puxando a mala é cansativo – era bem central para as principais atrações turísticas, então acho que valeu a pena sim. A região em volta da estação de trem é bem “muvucada” durante o dia, então se quiser algo mais tranquilo, tem que ser mais distante.

Ficaria novamente neste hotel, se não conseguisse algo melhor por um preço justo. Não tivemos nenhum problema aqui, mas procuraria uma opção mais charmosa....kkkk.

Já em Roma, ficamos no Residenza Rioni Guesthouse....simplesmente fantástico. Aqui recomendo de olhos fechados. O Rioni funciona no segundo andar de um edifício residencial, porém com elevador (desses antigos e bem apertadinho), na Viale Giulio Cesare, 47, a poucos passos da estação de metro Lepanto. Também é bem pertinho do Vaticano – 1,3 km – e dá para ir andando, se quiser, para muitas atrações turísticas.

Também demos uma olhadinha do Street View do Google Maps e não tivemos a menor dificuldade em achar o hotel, até mesmo porque era na saída do metro.

Funciona como um “bed & breakfast”, com decoração moderna e clean, quarto e banheiro modernos e confortáveis. O café da manhã é incluso e o wifi gratuito (sinal bom). Um casal de filipinos (funcionários) administra o local e são super simpáticos e atenciosos (principalmente a moça – Ivel). Como a recepção não funciona 24 horas, recebemos as chaves da porta de entrada do edifício e da Residenza, o que nos deu total liberdade de entrar e sair a qualquer hora. O café da manhã era entregue no quarto, com as opções e no horário combinado no check in. Essas opções e o horário poderiam ser alterados, desde que avisado na véspera. As opções eram limitadas (bebida quente, suco, fruta, cereal, leite, pão e requeijão), mas atendeu nossas necessidades.

Sem dúvida alguma, ficaria novamente aqui: pela localização, pelo conforto e pelo atendimento. Foi a melhor hospedagem desta viagem....vejam as fotos.


Fachada do prédio onde fica o Rioni




Bandeja com café da manhã
No próximo post, contarei como foi conhecer Veneza.

Cheiros.